terça-feira, 2 de outubro de 2012

PROJETO: ATERRO SANITÁRIO DE BIGUAÇU

PROJETO: ATERRO SANITÁRIO DE BIGUAÇU




SUBPROJETO NA OFICINA DE REDAÇÃO:

CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO A PARTIR DA VIVÊNCIA NO ATERRO SANITÁRIO DE BIGUAÇU



Professora Marlene Osvaldina Garcia da Silva





1. Introdução



O texto não é um pretexto para nada. Ou melhor, um texto exige apenas na medida em que se constitui ponto de encontro entre dois sujeitos: o que escreve e o que lê, escritor e leitor.

No sentido benjaminiano a oficina era o lugar privilegiado da troca de experiências entre os artesãos entorno de histórias narradas a respeito das práticas vividas com relação (ou não) ao objeto a ser construído, transformado, aprimorado (Projeto Oficina de Redação, 2012).

Sendo assim, na Oficina de Redação, os alunos do Terceirão do Centro Educacional Barreiros – CEB aprimorarão sua prática textual com base nas vivências, informações e conhecimentos a partir do projeto Aterro Sanitário (sustentabilidade) desenvolvidos nas disciplinas História, Geografia, Biologia e Química.





2. Objetivo Geral



• Preparar os alunos à pratica da produção textual, quanto à aplicação dos critérios adequados à Língua Portuguesa culta.









3. Objetivos Específicos



* Rever os critérios propostos para a avaliação dos textos escritos quanto:

- Adequação

- Coerência e Coesão

- Informatividade e Argumentação



* Propiciar oportunidades de reflexão sobre as condições em que se dá a produção textual.





4. Metodologia



Construir um texto (dissertação, carta, conto ou crônica) a partir dos subsídios teóricos, reflexões e discussões, durante a visita no Aterro Sanitário de Biguaçu e projetos desenvolvidos nas disciplinas de História, Geografia, Biologia e Química. A temática para a elaboração do texto, durante a aula da Oficina de Redação, será: O que cada cidadão poderá contribuir visando a sustentabilidade de sua comunidade?



4.1 Divulgação

Os textos de todos os alunos do Terceirão – CEB serão copilados, encadernados para assim disponibilizar ao público CEB (alunos, pais e funionários).



4.2 Público Alvo

Alunos do Terceirão do Centro Educacional Barreiros – CEB.



4.3 Cronograma

Após a conclusão dos projetos realizados pelas disciplinas História, Geografia, Biologia e Química, serão disponibilizadas duas aulas no mês de outubro de 2012 da disciplina Oficina de Redação (terça-feira) para execução do texto.





5 Avaliação



Os alunos serão avaliados tendo como parâmetro os critérios básicos da construção de texto:

- Adequação

- Coerência e Coesão

- Informatividade e Argumentação





6 Bibliografia



- Projeto Oficina de Redação: Lugar de Transformação - Planejamento Anual 2012.

- KOCH, I. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2000.

- KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2001.

- KOCH, I. V. Desvendando o segredo do texto. São Paulo: Contexto, 2000.

- PILAR, J. A redação no vestibular. Gêneros textuais e práticas discursivas. Orgs. José Luiz Meurer e Désirée Motta-Roth. Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002, pp. 159-174.





Nenhum comentário:

Postar um comentário